Cadeira de rodas dobrável ou monobloco?

Cadeira de rodas dobrável ou monobloco? – muitas pessoas ainda têm dúvida na hora de escolher o modelo de sua cadeira de rodas. Alguns acreditam que a dobrável em “X” é a melhor opção. Outros preferem a monobloco, cujo encosto se dobra em “L” sobre o assento. Eu já utilizei os dois tipos por longos anos e tenho uma enorme experiência com os dois modelos, dentro das mais diversas situações que você posa imaginar.

O problema da cadeira dobrável em “X” é, de início, o seu grande tamanho. O apoio de pés é muito longo. Além do mais, eles são separados um do outro, o que os torna muito frágeis. Outro problemão é a fragilidade geral da estrutura. Temos que lembrar que moramos no Brasil, onde as calçadas não possuem rampas ou, quando possuem, são muito inclinadas e, ironicamente, com um ressalto na base. Isso faz com que o cadeirante, constantemente, tenha que descer e subir degraus, meio-fio etc. e é aí que a cadeira dobrável em “X” vai pro saco.

Cadeira de rodas dobrável ou monobloco? Eis a questão… Confira no Vídeo

Quando conheci a cadeira de rodas monobloco minha vida mudou da água para o vinho. Ela é bem compacta, o que facilita tudo na hora de entrar em qualquer ambiente: restaurante, sala de aula e, principalmente, elevador. Com ela dá para não somente entrar com facilidade em um elevador, bem como fazer a manobra de giro.

Além do mais, a cadeira monobloco cabe com maior facilidade em todos os carros. Basta dobrar seu encosto sobre o assento e retirar as rodas de eixo quick release. Geralmente eu levo a minha no banco da frente do carro. Ela é tão leve e compacta que me permite coloca-la e retira-la sem ajuda de terceiros. O que já é muito mais complicado em se tratando de uma cadeira de rodas dobrável em “X”, que são bem maiores e consequentemente muito pesadas.

Muitas pessoas acreditam que precisam da cadeira dobrável em “X” porque não têm lá uma vida muito ativa, ficam mais tempo dentro do que fora de casa.

A pergunta que eu faço é: será que sua vida não é muito ativa, justamente, porque você tem uma cadeira que não lhe proporciona a mobilidade necessária?

Experimente mudar de cadeira, experimente o novo, experimente ousar mais, pois a vida está passando, os anos estão passando em uma velocidade cada vez maior.

Não temos tempo a perder com conformismo. Preciso viver com abundância. E isso tem que ser feito. Se for precisamos trocar nossas ferramentas, temos que troca-las.

Eu sempre busco por novidades na área de pessoas com deficiência. Mesmo sem poder comprar, eu experimento todas, pois no dia em que puder já saberei exatamente do que preciso.

Há muitas pessoas que até reclamam quando eu mostro novidades aqui no blog. Torcem o nariz e dizem que aquilo não é para elas, pois os preços são muito elevados.

Ora, eu conheci muitos produtos que não poderia comprar. Mas procurei saber tudo sobre eles e fui me planejando. Além do mais, os preços sempre vão caindo. E hoje eu tenho muitos deles. Mas só tenho porque um dia alguém me mostrou. Por isso mostro e falo sobre qualquer novidade para cadeirantes. Um dia, uma dessas novidades estará a seu alcance.

O que você achou? Deixe seu comentário: