Cadeira de Rodas: A Mulher Cadeirante Merece Uma Com a Sua Cara

Cadeira de rodas é um equipamento, certo? Pois bem, como todo e qualquer equipamento, ela tem seus segredos para um bom desempenho.

Cadeira de rodas exige manutenção constante. Sempre temos que observar a pressão dos pneus, pois eles esvaziam muito rapidamente e fazem com que a cadeira de rodas fique pesada.

Além disso, quando rodamos com os pneus vazios, eles vão se rachando na lateral. Observe se os pneus de sua cadeira têm marcas de estrias. Pois essas marcas são as rachaduras na borracha, que são causadas pelo uso do pneu abaixo da pressão recomendada pelo fabricante.

Também como todo e qualquer equipamento as cadeiras de rodas podem ser dividias entre as de ótima e as de péssima qualidade.

É claro que as de cadeiras de excelente qualidade são sempre as importadas. As cadeiras alemãs e americanas são, em minha opinião, as melhores. Elas são absolutamente leves, tanto para tocar quanto para carregar e colocar, por exemplo, no porta-malas de um carro.

Além disso, essas cadeiras de rodas são totalmente alinhadas. Todas as cadeiras de fabricação nacional que eu já tive sempre puxaram para o lado direito.

Cheguei a pensar que o problema fosse comigo, que fosse com a forma peculiar do meu corpo, por causa das sequelas da paralisia infantil. Mas as importadas jamais puxam. Elas mantêm o alinhamento direitinho. Isso facilita tudo para o cadeirante. O tocar fica muito leve, pois não exige mais de um braço do que do outro.

Cadeira de rodas é um equipamento que faz parte da vida do cadeirante o dia inteiro. Precisamos dela para tudo. Portanto, é ideal que ela tenha um mínimo de conforto. E este conforto é proporcionado pelos detalhes.

As cadeiras de rodas importadas trazem um acabamento caprichado. O que faz delas um equipamento bonito e, sim, com o devido conforto para quem vai usá-la o tempo todo.

Nunca consegui entender porque os fabricantes nacionais são tão desleixados quando o assunto é acabamento. Também não entendo porque sempre escolhem peças de baixa qualidade, já que as de maior eficiência nem são tão mais caras assim.

Pra mim fica clara a ganância, pois o preço de uma cadeira de rodas brasileira é hoje igualzinho ao preço de uma cadeira de rodas importada. Como usam sempre materiais mais baratos, conseguem obter um lucro exorbitante à custa de nossa necessidade.

Não tenho nada contra o lucro de quem trabalha para nos oferecer um equipamento do qual precisamos. Mas que nos forneça algo de qualidade e, então, cobre por isso.

A mulher cadeirante merece um equipamento com a sua cara.

Antigamente faziam uma cadeira de rodas sem estética e padronizada. Essa cadeira era destinada a homens, mulheres e crianças.

Eu mesmo, em minha infância, era obrigado a usar uma cadeira que, para mim, era gigante.

As mulheres eram obrigadas a usar a mesma cadeira robusta e grotesca que os homens.

Mas hoje essa realidade mudou. A indústria foi obrigada a entender e atender à reivindicação das mulheres.

O resultado foi o surgimento de cadeiras de rodas com toque feminino. Temos que compreender que para a mulher, a cadeira de rodas é apenas mais um acessório, como os sapatos, a bolsa, os brincos etc.

Portanto, elas merecem, sim, um equipamento que acompanhe seu jeito de ser e de viver. Um equipamento que siga o seu charme exuberante do dia a dia.

Onde comprar a melhor cadeira de rodas?

Eu sempre defendi que uma cadeira de rodas deve ser experimentada antes. É um equipamento sobre o qual você vai ficar sentado o tempo todo. Só saímos da cadeira para dormir. O resto é todo em cima dela.

Por isso me irrita demais quando chego a alguma loja que se propõe a atender às necessidades do cadeirante e, em vez de me oferecerem vários modelos para um test drive, oferecem-me um catálogo.

Ora, como posso comprar por catálogo uma cadeira de rodas? Preciso sentir o peso, a desenvoltura, a manobrabilidade, o conforto etc.

Neste quesito eu recomendo que, antes de comprar sua cadeira de rodas, pesquise pela internet os sites de lojas que vendem este produto e telefone para lá perguntando se eles disponibilizam exemplares para serem testados. Sempre que possível, dê preferência a esta forma de compra.

Bem, este blog é nosso. É a nossa plataforma de luta e de reivindicações.

Quanto mais você participar aqui, mais teremos forças para convencer a indústria e o comércio a nos atender da forma correta, da forma que verdadeiramente precisamos.

Por isso, gostaria de te pedir que indique este blog para outro cadeirante que, porventura, você conheça.

Não só cadeirante, mas qualquer pessoa com deficiência e seus familiares. Precisamos nos unir. Só assim seremos respeitados e atendidos do jeito que gostaríamos.

Deixe abaixo seu comentário. Divulgue este artigo em suas redes sociais. Tenha certeza de que esse gesto é de extrema importância para fortalecer a nossa luta.

Deixe abaixo seu e-mail para ficar por dentro de nossas atualizações.

Mas também se inscreva em nosso canal do youtube e em nossa página no facebook, pois nem sempre publicamos tudo por aqui.

Junte-se a nós!

Deixe seu e-mail e receba vídeos e dicas imperdíveis para você ter qualidade de vida!>

O que você achou? Deixe seu comentário: