Cursos Online Funcionam? Entenda os Cursos à Distância

Durante os mais de 12 anos que percorri o Brasil ministrando palestras motivacionais, observei uma coisa: a maioria das pessoas não queriam que lhe fosse apontado o caminho, a dura trilha a ser percorrida para se chegar ao sucesso que está lá no topo da montanha.

A maioria queria, em vão, que eu apontasse um teleférico que as transportasse.

Só que isso não existe. O que existe mesmo é um longo caminho cheio de barreiras e os mais inesperados obstáculos.

Mas hoje, a tecnologia digital encurtou o caminho e eliminou muitas barreiras. Além de igualar as oportunidades para os mais diversos segmentos de toda a sociedade.

Vou dar um exemplo que vivi na pele.

Quando eu fazia o curso de Direito, precisava viajar 116 km de minha cidade até à cidade onde ficava a faculdade. Depois da aula tinha que refazer o caminho todo de volta.

Hoje a tecnologia digital permite que diversos cursos sejam feitos através da internet, sem a necessidade sequer de colocar o pé para fora da porta da sala de casa, quanto mais de viajar uma centena de quilômetros.

Com isso, uma montanha inteira de obstáculos foi eliminada. Principalmente no caso do cadeirante: eu tinha que subir as escadas do ônibus e depois descê-las.

Na faculdade eu tinha que de novo subir arrastando-me ou com ajuda de amigos uma verdadeira escadaria e depois descê-las na hora de ir embora. Vou citar apenas este dois obstáculos. Poderia falar aqui por páginas e páginas inteiras. Tudo isso foi resolvido com os cursos online.

Outra coisa fantástica  foi a igualdade de oportunidades que os cursos online trouxeram. Hoje um morador do interior do Acre tem praticamente as mesmas oportunidades para estudar do que o morador do coração da cidade de São Paulo, onde ficam as maiores faculdades do país.

É possível aprender com cursos online?

Esta é uma pergunta frequentemente feita por parte de quem ainda não descobriu as maravilhas dos cursos à distância.

Raciocine comigo: qualquer dúvida que temos hoje sobre os mais variados assuntos, buscamos informações não mais no Google, mas no YouTube.

Os cursos tutoriais do YouTube nos ensinam de tudo. E olha que são minicursos apresentados por pessoas de quem nunca ouvimos falar e sem nenhuma didática pedagógica. No entanto, não só aprendemos, bem como confiamos cegamente nessas pessoas a ponto de seguirmos passo a passo o que elas ensinam e, ainda por cima, aplicamos tudo, sem medo, em nossos computadores.

E, afinal, o que são os tutoriais do YouTube senão cursos online?

Está gostando?

Deixe seu e-mail abaixo e continue lendo.>

Veja bem: se conseguimos aprender com toda a facilidade algo ensinado de forma tão simples e amadora através de um canal no YouTube, por que não conseguiremos aprender através de um curso totalmente estruturado, ministrado por profissionais altamente qualificados, que usam as mais modernas técnicas e ferramentas tecnológicas? É claro que daremos um show de aprendizado! Não há dúvida nenhuma!

Então a resposta para a pergunta inicial é: sim, é totalmente possível aprendermos através de cursos online.

Quais as vantagens do ensino pela internet

Eu citei aqui que para fazer minha faculdade eu precisava viajar 116 km para ir e a mesma distância para voltar, tudo na mesma noite. Isso me deixava exausto? Sim. Este cansaço prejudicava meu aprendizado? Sim.

Já no ensino à distância, além de não ter que fazer todo esse deslocamento, o aluno escolhe seu horário de estudos. Ou seja, é óbvio que ele vai escolher um horário em que já esteja descansado, de banho tomado e bem alimentado. Afinal, o curso online está dentro da casa dele. Ele é o rei!

Outra vantagem é o ritmo dos estudos e o tempo necessário para sua conclusão. Se ele for dedicado e aprender mais rápido, também vai concluir o curso mais rápido. Ao contrário dos cursos físicos, que só terminam quando a escola determina. E para ganhar o seu dinheiro as escolas de inglês, por exemplo, fazem com que o curso dure 5 longos anos. O que é completamente desnecessário para se aprender aquele idioma. Isso já está mais do que provado por milhares e milhares de alunos que fazem inglês pela internet. Não só no Brasil, mas em vários países do mundo.

Quebrando o preconceito contra os cursos online

Quando pela primeira vez as pessoas viram um microcomputador, acharam que jamais iriam aprender lidar com aquilo. Muitos disseram que nunca iriam largar a máquina de escrever. Hoje essa máquina nem existe mais.

Quando pela primeira vez as pessoas viram o telefone celular, acharam ridículo. Muitos disseram que jamais iriam pagar o mico de andar falando pelas ruas. Hoje ninguém vive sem ele.

Quando pela primeira vez as pessoas viram um smartphone, já nem se deram mais ao trabalho de ter preconceito, pois já sabiam que daquele dia em diante fariam de tudo para ter um. E hoje fazemos tudo com o tal smartphone.

Assim também é com os cursos online. Quem experimentou jamais voltou para os cursos físicos e suas enrolações para nos tirar tempo e dinheiro. Hoje podemos aprender, com muito mais qualidade, qualquer coisa pela internet, pelos mais diversos cursos que são oferecidos online, beneficiando as pessoas dos mais diversos lugares do país e do mundo.

Quem fala inglês, então, está feito, pois pode fazer os respeitadíssimos cursos das mais prestigiadas instituições de ensino dos países desenvolvidos. Sim, através da internet você pode estudar e aprender de verdade! Eu recomendo!

Junte-se a nós!

Deixe seu e-mail e receba vídeos e dicas imperdíveis para você ter qualidade de vida!>

O que você achou? Deixe seu comentário: