Quais os melhores carros para cadeirantes?

Quais os melhores carros para cadeirantes?

INSCREVA-SE NA LISTA VIP

Qual o melhor carro para o cadeirante? Na hora de escolher seu carro, você tem que definir se você quer beleza ou praticidade. Os carros sedãs são mais elegantes, são mais bonitos. Eu já tive e já usei bastante carros sedãs, porque nos anos 90 os únicos carros que tinham câmbio automático eram os carros sedãs.

Mas os carros sedãs não são nada práticos para o cadeirante, porque a abertura do porta-malas, embora a tampa abra 90 graus e geralmente o porta-malas é profundo, a boca de abertura, a abertura de fato que existe é muito estreita. Isso dificulta muito para você que tem uma vida ativa. Ficar a toda hora colocando e tirando a cadeira do porta-malas. Você tem que montar e desmontar a cadeira. Estraga a cadeira. Arranha o carro, é uma confusão danada. Eu não acho nada prático. Depois que experimentei outro tipo de carro, nunca mais voltei para o sedã.

Os modelos mais interessantes hoje no mercado brasileiro para o cadeirante são:

  • Vamos começar, por exemplo, com o Doblò. O Doblò, de longe, tem o porta-malas mais gigantesco dentre todos os carros brasileiros. Quem fica em pé, praticamente pode ficar em pé dentro dele. O Doblò tem um porta-malas gigante. Essa é uma vantagem maravilhosa. E quais são as desvantagens do Doblò? Primeiro, eu tenho muita dificuldade para subir e para descer do Doblò. A porta é estreita. Ele é muito alto. Outro problema: o Doblò não vem com câmbio automático. Não há nenhum modelo de Doblò que venha com câmbio automático. Então, se o próprio cadeirante for dirigir, vai encontrar esse problema.
  • Vamos, então, agora analisar a Spin. A Spin eu acho um verdadeiro show. A Spin tem um porta-malas gigante. Ela vem com câmbio automático e é mais baixa. Eu entro e saio da Spin com total facilidade. É um carro muito interessante para quem usa cadeira de rodas. E eu estou falando aqui para quem gosta de levar a cadeira sempre montada, porque isso é mais prático. É mais rápido na hora de descer e na hora de subir. É tudo mais rápido e conserva mais a cadeira.
  • Outro modelo que eu já usei bastante: a Palio Weekend. Esse aí tem um porta-malas maravilhoso. O carro é baixo e vem com câmbio automatizado. Você entra e sai do carro com total facilidade. O carro tem um porta-malas gigante. Para você ter ideia, quando eu era solteira e morava sozinho, uma vez eu me mudei de um bairro para o outro, meus amigos foram me ajudar e eu levei a mudança na Palio Weekend. Claro, foram várias viagens, mas até uma geladeira deitada eu transportei na Palio Weekend.
  • Vamos agora para outra opção mais compacta: o Honda Fit. Este é o carro que eu utilizo atualmente. O Honda Fit tem uma série de vantagens: ele é compacto, ele é baixinho e ele vem com câmbio automático. Eu preciso rebater apenas um lado do banco traseiro para transporta a minha cadeira de rodas por inteiro, sem a necessidade de desmonta-la. Claro que precisando levar mais pessoas, você desmonta a cadeira e o porta-malas dele também comporta com total facilidade a cadeira de rodas e algumas malas. É um carro compacto que você estaciona em qualquer lugar.

Essas eram as dicas que eu tinha de alguns carros que são muito práticos para quem usa cadeira de rodas. Se quiser dicas sobre como superar seus obstáculos e alcançar seu sonho (quem sabe um carro todo adaptado, como eu sonhei um dia), leia o Menino Sonhador.

 

O que você achou? Deixe seu comentário: