Sobre

Olá! Meu nome é Toni Vaz! Muito obrigado pela sua visita.  😉

Vai CadeiranteO vaicadeirante.com é um blog que contém muita informação importante, prática e indispensável para cadeirantes, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que desejam superar a falta de respeito e conquistar sua autonomia.

Só no Brasil, este grupo ultrapassa 45 milhões de pessoas, que diariamente tem que lutar com a falta de respeito, acessibilidade e oportunidades.

Apenas lembrando que não somos coitadinhos ou precisamos de piedade.

Queremos ser respeitados e ter oportunidades iguais as das outras pessoas, pois somos pessoas normais.

E o objetivo deste blog é exatamente este, fornecer ajuda prática para que todos nós tenhamos a autonomia necessária para o dia a dia, e o respeito que por direito merecemos.

Se você se considera integrante deste grupo, é familiar ou amigo de alguém assim como nós, fique à vontade, pois este blog também é seu!

Conheça a origem

Este blog nasceu de minha necessidade de denunciar o total descaso para com as pessoas com deficiência.

Quando se fala em descaso, vem logo à mente as autoridades públicas. O que está certo, pois a atitude de promover a igualdade através de acessibilidade urbana e outras políticas é mesmo delas.

Mas há um descaso com requintes de deboche e escárnio, que é aquele cometido pelas pessoas quando, por exemplo, estacionam sem necessidade em uma vaga especialmente reservada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Há um descaso quando pessoas com totais condições de seguir por uma escada, correm e passam à frente de um cadeirante na hora de entrar em um elevador, deixando-o para a próxima oportunidade.

Minha primeira intenção com o Blog foi promover (ou tentar) a conscientização.

Mas a aceitação por parte de outras pessoas com deficiência foi tão grande que este acabou se tornando um espaço onde todos encontram informações para suas necessidade do dia a dia.

E, sim, também se tornou um ponto de convergência, de desabafo mediante todas as injustiças que sofremos a cada hora neste nosso imenso Brasil.

Origem do nome Vai Cadeirante

Por que o nome Vai Cadeirante? Porque acima de tudo nossa intenção é incentivar as pessoas a irem em frente na vida, independentemente de sua situação física, e da total falta de acessibilidade de nossas cidades.

Mas faltava uma justificativa para mandar o cadeirante ir, para dizer: vai.

Então minha mulher, Lu, disse: “vai cadeirante porque a vida é movimento”. Pronto!

Estava criado o nome e o slogan do Blog.

Origem da logomarca

Logo Vai Cadeirante

Na logomarca, que desenhei de modo pra lá de amador no programa Corel Draw (que mal sei abrir), busquei criar uma imagem de proatividade, bem ao contrário daquele símbolo tradicional que mostra sempre o cadeirante de forma passiva.

Também usei letras inclinadas no nome Vai Cadeirante pelo mesmo motivo: indicar ação, movimento, atividade, autonomia.